Como tirar fotos de Fantasmas

Imagem do filme "Espíritos - A Morte está ao seu lado".

O filme "Espíritos", onde um jovem fotógrafo Thun (Ananda Everingham) e sua namorada Jane (Natthaweeranuch Thongmee) descobrem imagens sobrenaturais em fotografias tiradas numa formatura, aborda um fenômeno conhecido pelo nome de Fotografia Transcedental, termo usado para designar as "fotos de fantasmas" e as "fotos do pensamento" (escotografia). A "escotografia" é rara. Para que este fenômeno ocorra, é necessário a presença de uma pessoa que possua o poder paranormal para fixar as imagens em filmes fotográficos

No filme "Espíritos" os personagens não eram paranormais nem utilizaram equipamentos especiais. Mas mesmo assim, eles conseguiram tirar fotos de fantasmas. Mas como isso seria possível? É o que tentaremos explicar nesta matéria. Primeiramente, vamos aprender a diferenciar uma foto falsa da verdadeira.

Diferenças de uma foto falsa para uma verdadeira

Uma escotografia produzida pelo paranormal Ted Serios.

Casos de erros mais comuns:

- Foto Montagem: Todos já conhecem o poder de manipulação de imagem do aplicativo Photoshop. Portanto devemos ter cuidados com as fotos falsificadas distribuídas principalmente pela Internet.

- Negativo: O negativo do filme, este sim, pode ser a verdadeira prova da veracidade da foto. Portando é recomendável que o verifiquemos cuidadosamente antes de qualquer conclusão precipitada.

- Nas Máquinas Polaroid: A foto é revelada instantaneamente, fica muito mais difícil de ser falsificada.

- Falhas: erros na máquina, no negativo ou no papel fotográfico podem produzir fotos estranhas e inesperadas o que pode facilmente ser confundido com um fenômeno sobrenatural.

- Falha do fotógrafo: Fotos fora de foco, com erro no obturador de velocidade ou mesmo sem profundidade, geram sombras, borrões que também podem ser confundidos com estranhas criaturas. Clique aqui para ver o exemplo da estranha criatura que apareceu na foto do jogador de futebol.

- Sobreposição de imagens: quando você bate uma foto e o filme não roda dentro da máquina, a segunda foto sai sobreposta a primeira.

Esquerda: Observe bem esta foto, seria um fantasma atrás da menina? 
Direita: Nada de fantasma nesta foto, trata-se de uma sobreposição de imagens. Duas fotos tiradas da mesma menina sem que o filme rodasse dentro da máquina.

- Flare: é um efeito luminoso produzido quando se tira uma foto contra a luz. É necessário que luz entre pela objetiva da máquina, reflita na lente ou no filtro para que o efeito seja produzindo. O flare só é visível antes da foto ser tirada em máquinas monoflex (máquinas profissionais) ou no display das câmeras digitais. Já em câmeras compactas convencionais, somente após a revelação do filme o flare poderá ser visualizado. O curioso do flare é que ele pode assumir formas inusitadas como estrelas, raios, esferas, discos voadores...

Esquerda: Foto do Sol com flare. Objetiva com filtro UV. 
Direita: Foto do sol sem flare, foi obtida com a retirada do filtro UV.

Esquerda: foto tirada contra luz do sol
Direita: foto com flare do sol

Como é possível tirar fotos de fantasmas?

A explicação é simples. Nossos olhos não conseguem enxergar todas as cores do espectro da luz. Não conseguimos, por exemplo, visualizar as cores ultravioleta e nem o infravermelho sem o auxílio de um equipamento especial. Para as lentes de uma máquina fotográfica isto não é problema, pois o conjunto de lentes da máquina favorece a decomposição do espectro da luz refletida. Este é o segredo: os espíritos são compostos basicamente de matérias translúcidas, ectoplasmas (matéria visível) e partículas minúsculas que “refletem as cores ultravioletas e infravermelhas”, por este motivo eles podem ser fotografados.

Faça sua Experiência!

Material necessário:
- Um controle remoto de vídeo ou TV... (em perfeito estado com pilhas)
- Uma máquina fotográfica digital (serve a máquina digital de seu celular)

O OBJETIVO DA EXPERIÊNCIA: É usar o visor da máquina digital como um detector de raios infravermelhos refletidos ou emitidos.

A EXPERIÊNCIA

O Controle remoto possui em sua extremidade frontal uma lâmpada (led) infravermelho. Quando acionamos um de seus botões de comando, um raio de luz é emitido. Perceba que nós não conseguimos enxergamos esta luz acessa por se tratar da cor infravermelha. Para ver esta luz acesa direcione a frente do controle para a lente de sua câmera digital (ou câmera do celular). Então aperte qualquer botão do controle remoto.

Esquerda: Led infravermelho apagado. 
Direita: Aperte qualquer botão do controle e você verá o led acesso e piscando.

Somente através do visor de sua câmera digital você verá o led aceso. A cor da luz deverá ser AZUL ou BRANCA, e não vermelha. Isto ocorre porque a câmera consegue registrar a presença da cor infravermelha, porém não a interpreta corretamente.

Quando os fantasmas são fotografados, é comum que em sua forma predomine a cor branco ou branco azulado.

Foto tirada de uma manifestação sobrenatural ocorrida sobre uma igreja egípcia (ano 2000). Note que a cor do fenômeno é branca e um pouco azulada.

EXPERIÊNCIA EM CAMPO:

Possuindo sua câmera digital, você já pode procurar manifestações sobrenaturais em ambientes ou casas suspeitas de serem assombradas. Não é necessário nem mesmo tirar fotos, você pode usar o visor de sua máquina como um aparelho detector de fontes emissoras (ou refletoras) da cor infravermelha. Quem sabe você conseguirá entrar em contato visual com o Mundo Sobrenatural...

Fonte: Assombrado

---

Eu fiz a experiência do controle remoto. Façam vocês também, é muito interessante. Só quero ver quem vai ter coragem de andar pela casa com a câmera do celular olhando no visor... Já pensou se você encontra alguma coisa?...

Tenha bons sonhos, se puder...

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas

Uma breve mensagem dos nossos patrocinadores

TORNE-SE UM GUITARRISTA INCRÍVEL EM POUCO TEMPO EM UM CURSO 100% ONLINE

Se você é apaixonadx por Rock N' Roll, ou sempre quis aprender a tocar guitarra, essa é a sua chance de se tornar um grande guitarrista em pouco tempo nesse curso que é 100% online!

Você pode estudar no conforto da sua casa, fazer o seu horário de estudos, sem preocupação, e o que é melhor, por um preço que cabe no seu bolso.

Bom demais pra ser verdade? Acredite, pois aqui no Doce Psicose é possível!

Torne-se o novo Jimmy Hendrix com esse curso sensacional clicando aqui!