Lenda Japonesa: Onryo


O mais temido tipo de yurei é o onryo. Eles são os fantasmas de pessoas que morreram por paixões fortes, ciúme, raiva, ódio ou que sua alma é incapaz de passar, e em vez disso se transforma em um poderoso espírito irado que busca vingança contra toda e qualquer coisa que ele encontra. Onryos aparecem como estavam quando morreu. Muitas vezes, eles foram vítimas de guerra, catástrofe, traição, assassinato ou suicídio, e eles costumam exibir feridas ou marcas indicativas da forma como eles morreram.

O motivo é sempre o mesmo: a vingança. Os Onryos são facilmente poderosos o suficiente para matar rapidamente qualquer pessoa; no entanto, eles preferem deixar o objeto de seu ódio viver uma longa vida de tormento e sofrimento, observando aqueles que sabem sofrer e morrer. Eles infligem uma terrível maldição sobre as pessoas ou lugares que eles perseguem. Esta maldição pode ser transmitida para outras pessoas por meio de contato como uma doença contagiosa, criando um círculo de morte ou destruição que é muito mais devastadora do que qualquer fantasma comum. Eles não fazem distinção em quem alvejar com seu rancor; eles só querem destruir. Além disso, essa vingança nunca pode ser satisfeita. Enquanto a maioria dos yurei só assombram uma pessoa ou lugar, até que sejam exercidos ou expulsos, os Onryos continuam a infectar um local por muito tempo.

Indiscutivelmente o onryo mais conhecido, e um cuja rancor e maldição existe até hoje, é o fantasma de Oiwa: uma jovem que foi brutalmente desfigurada e, em seguida, assassinada pelo marido mau e ganancioso em um elaborado plano. Sua história é contada em Yotsuya Kaidan, The Ghost Story de Yotsuya, e foi recontada várias vezes, em livros, ukiyo-e, kabuki, e filme. Como com Shakespeare: Hamlet, diz a lenda que uma maldição acompanha a sua história, e que aqueles que recontar sofrerá lesões e até a morte. Para este dia, produtores, atores e suas tripulações continuam a visitar o túmulo de Oiwa em Tóquio antes de produções ou adaptações de Yotsuya Kaidan, rezando por sua alma e pedindo sua bênção para contar sua história mais uma vez.

Ocasionalmente, uma maldição de Onryo nasce não por ódio e vingança, mas de amor intenso, apaixonado, que perverte em ciúme extremo. Estes Onryo assombram seus antigos amantes, aplicando a sua ira para novos romances, segundo casamento, seus filhos, e eventualmente acabam destruindo as vidas dos que tanto amavam na vida. Seja qual for a origem, Onryo indiscutivelmente faz com que seja uma das entidades sobrenaturais mais temidas de todo o Japão.


Tenha bons sonhos, se puder...

Comentários

Postagens mais visitadas

Uma breve mensagem dos nossos patrocinadores

TORNE-SE UM GUITARRISTA INCRÍVEL EM POUCO TEMPO EM UM CURSO 100% ONLINE

Se você é apaixonadx por Rock N' Roll, ou sempre quis aprender a tocar guitarra, essa é a sua chance de se tornar um grande guitarrista em pouco tempo nesse curso que é 100% online!

Você pode estudar no conforto da sua casa, fazer o seu horário de estudos, sem preocupação, e o que é melhor, por um preço que cabe no seu bolso.

Bom demais pra ser verdade? Acredite, pois aqui no Doce Psicose é possível!

Torne-se o novo Jimmy Hendrix com esse curso sensacional clicando aqui!